terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Os significados do pentagrama


Oi gente, e ai tudo bem? Ainda no clima dos símbolos hoje vamos falar um pouquinho sobre o pentagrama, que é visto de diferentes formas e tem vários significados. Esse símbolo ultrapassa os anos e ao longo do tempo já ganhou inúmeras interpretações, já foi visto como um simples objeto para proteção, e inclusive já fez parte da igreja cristã, sendo depois banido pela mesma, atualmente, é mais comum entre os neopagãos e está mais associado ao mistério e à magia.  

O pentagrama é marcado pelo número 5 e por isso mesmo possui tantos significados. Vamos então as interpretações que esse símbolo já recebeu.


Um dos relatos mais antigos datados do uso do pentagrama vem da Mesopotâmia, sendo que este símbolo estava presente nas inscrições reais, além de representar o poder imperial. Para os Hebreus ele representava a Verdade, em relação aos 5 livros do Pentateuco (do Velho Testamento). 

Pitágoras também estudou o pentagrama. Ele era visto como um símbolo da perfeição, e sua geometria ficou conhecida como A Proporção Divina. 

O pentagrama já esteve até presente na igreja cristã, onde representava as cinco chagas de Cristo, e também era usada como símbolo de comemoração da visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus.

Porém com a Inquisição, a Igreja passou a perseguir tudo que se opusesse aos simbolismos religiosos. O pentagrama então passou a ser visto como a representação da cabeça de um bode, ou do próprio demônio. Então, pela primeira vez o pentagrama deixou de ser um símbolo de proteção e segurança e passou a ser visto como uma representação do mal.



Com o fim deste período, surgiu uma nova época, onde o pentagrama, que era tido agora como a representação do numero 5, representava o microcosmo (o Homem Individual) e o macrocosmo (o Homem Universal).

Foi por volta de 1960 que o pentagrama retomou sua força como um poderoso talismã, juntamente com o interesse das pessoas em assuntos relacionados à bruxaria e Wicca. Porém a Igreja insistiu em relacionar o pentagrama ao mal, e foi declarado que independente de estar invertido ou não, ele seria um símbolo do diabo.

Porém, entre os neo pagãos, o pentagrama representa um símbolo de perfeição, ocultismo e proteção, além de ser o símbolo de toda criação mágica. Ao longo da história, o pentagrama foi usado como representação de poder e mágica, por diversos povos em diferentes épocas.

Em relação a bruxaria, o pentagrama é o símbolo dos bruxos. Eles o usam para representar sua fé e para se reconhecerem. Na bruxaria, o pentagrama representa o homem dentro do círculo, o mais alto símbolo da total comunhão com os Deuses. Além de ser o mais alto símbolo da Arte, já que mostra o homem reverenciando a Deusa, onde o homem é a estrela e o círculo é a Lua Cheia (Deusa). Para a bruxaria, cada uma das pontas tem um significado: espírito, terra, ar, fogo e água.


O pentagrama possui inúmeros significados, e para que pudéssemos falar sobre todos seria preciso um estudo mais aprofundado sobre o tema. Procuramos apenas dar uma idéia dos significados que ele já recebeu e que recebe até hoje!

Espero que todos tenham gostado! Até a próxima!

5 comentários:

  1. Adorei o blog primeiramente,e amei a postagem.Sou bruxo da religião Wicca e carrego comigo sempre um pentagrama para proteção,infelizmente ainda existem pessoas que já olham meio "torto" para mim quando eu o uso,mas sempre esclareço aos que perguntam que o pentagrama é usado para proteção e não como símbolo satânico,já que nós wiccanianos não acreditamos no mesmo.
    Beijooo
    zonahipster.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bah que top receber um bruxo aqui no blog seja muiito bem vindo, eu também sigo a wicca, acho incrível o significado que ela dá a muitas coisas!! Obrigada pela visita David, beijos! )O(

    ResponderExcluir
  3. Adorei a explicação :]

    Estou a seguir, podes seguir de volta se quiseres :p
    Kiss
    http://zblackrose.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post e adoro o significado do pentagrama na bruxaria *-* sou louca pra achar um colar (quando tinha 12anos tinha um e amava hahaha), mas aqui na minha cidade é meio dificil achar essas coisas legais

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um pentagrama tatuado no ombro.

    ResponderExcluir