segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Yin Yang: muito mais que uma tendência

Oi gente tudo ok?! Foi difícil escolher um tema para nossa primeira matéria, porque o que não faltam são assuntos interessantes, não é mesmo!? Mas resolvemos começar com o pé direito falando sobre um assunto que anda na moda: Yin Yang. Mas como o título já diz, queremos mostrar que isso é muito mais do que uma tendência!
Vamos começar pelo básico. Yin Yang é um princípio originário da cultura chinesa, e representa duas energias opostas, ou seja, tudo que existe de dualidade no universo. As primeiras referências a esse conceito se encontram no I Ching, o Livro das Mutações, que foi escrito aproximadamente em 700 a.C. 
Os chineses acreditam que o mundo é composto por energias opostas, e é importante achar o equilíbrio entre elas para ter uma vida plena. Assim como para termos mente e corpo saudáveis é preciso encontrar o equilíbrio entre o Yin e o Yang.
Tudo na natureza pode ser visto e entendido como a oposição do Yin Yang, sendo que esta é a força energizante, é a dinâmica e o fundamento básico para as mudanças na natureza. 

O que caracteriza então o Yin e o Yang? Vamos entender melhor isso!
O Yin é o princípio feminino, a terra, a passividade, a absorção, o frio, a lua, o noturno, a escuridão,  sol, o princípio negativo da natureza. Já o Yang representa o princípio masculino, o céu, a atividade, o quente, a luz, o princípio positivo da natureza.   
É importante esclarecer que não existe uma energia boa e uma ruim, elas apenas são diferentes, e uma depende da outra. 
Além disso, os princípios do Yin Yang são muito utilizados na medicina tradicional chinesa, onde buscam o equilíbrio no corpo destas duas energias. 

A imagem que representa o Yin Yang é muito mais do que conhecida.


O lado escuro representa o Yin e o lado claro é o Yang. A parte clara no lado escuro e a parte escura no lado claro, mostram como um possui o outro dentro de si, ou seja, cada vez que uma das forças atinge seu ponto extremo, manifesta em seu interior a presença do outro. 

Agora que já sabemos que Yin Yang é muito mais do que uma tendência que vemos por ai nas ruas, podemos usar e abusar de roupas e acessórios que trazem o símbolo. Então vamos conferir algumas imagens para nos inspirarmos ainda mais:





5 comentários:

  1. Muito bom o tema da matéria Rokaia! ^^

    ResponderExcluir
  2. Amei a matéria, ja sabia um pouco sobre yin yang, mas a matéria foi bem esclarecedora, *U*, como sempre você arrasando nas postagens <3 e essas imagens no final são lindas, ja me deram uma ótima ideia de look :3, bjs

    ResponderExcluir
  3. Amei!! Adoro yin yang, sempre achei o significado muito legal, adorei você fazer um post sobre isso :D gostei muito das inspirações de look tambem! Eu estava quase pintando uma camiseta com o simbolo (porque eu queria muito uma camiseta com o ying yang hahaha), quando achei uma roxa manchada muito legal na Riachuelo *-*

    ResponderExcluir
  4. É meu símbolo favorito do mundo, tanto que tatuei ! hha

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! Gostei muito desse short com a figura YIN YANG, posso saber aonde encontrar ?

    ResponderExcluir