segunda-feira, 28 de julho de 2014

Montando um altar Wicca


Oi gente, tudo bem? Recebi um comentário de uma leitora do blog me pedindo para fazer uma postagem sobre o altar wicca, que objetos pôr e tudo mais. Essa postagem ficou bem completa e bem informativa por isso ficou também longa, lembrando que eu acredito que não hora de montar teu altar não deve seguir regras, a criatividade e o teu gosto vem sempre em primeiro lugar, há muita gente também que diz que muitos objetos do altar devem ser ganhados, ou seja, alguém deve te presentear com eles, mas como não é tão fácil assim e é raro alguém aparecer com um cálice ou caldeirão de presente pra ti kkkk, hoje em dia é comum a gente mesmo comprar e consagrar. Vamos à postagem e espero muito que vocês gostem!!! ;)

Na Wicca usamos um altar como foco e também para estabelecer um espaço sagrado. É sobre ele que ficam os Instrumentos Mágicos, que são um conjunto de objetos ritualísticos com o qual o Bruxo trabalha e que são usados durante as cerimônias, quando realizamos um feitiço, consagramos um talismã, etc. O altar é o nosso portal de comunicação com os Deuses, é o nosso ponto de lucidez e magia por isso o altar deve ter a tua cara, os objetos que tu gosta e tudo do teu agrado pois ali vai ser o teu espaço místico.


O altar além de tudo, ele representa a natureza e os seus elementos , pois quando se fala na Wicca logo nos vem à cabeça a adoração da natureza em diferentes formas. Há também muitas dicas em relação à posição dos objetos no altar, que direção pôr e tudo mais, separei abaixo algumas informações que serão úteis porém não são regras:
O norte representa o elemento terra, o leste está ligado ao ar, o sul ao fogo e o oeste simboliza a água.
Um sino, tocado para marcar o início e final dos rituais, é colocado ao leste. O sino também é tocado para marcar momentos importantes dos rituais.



Fotos e objetos que possuem uma importância significativa para o Bruxo também podem fazer parte do altar de forma que seu pensamento seja remetido à momentos e pessoas que lhe tragam a sensação de felicidade e segurança.

Velas para representar a Deusa e o Deus também são dispostas na superfície do altar. As cores de velas mais usadas são o preto para representar a Deusa e o branco para o Deus, colocadas do lado esquerdo e direito respectivamente. Muitos colocam uma vela vermelha ao centro do altar representando a Arte e a face mãe da Deusa. Outras cores como o azul, prata e violeta também são usadas para simbolizar a Deusa e o verde, marrom e dourado para o Deus.

Geralmente o altar é disposto em uma mesa de madeira, já que ela é uma ótima condutora de energia além de nos ligar diretamente à natureza. No entanto qualquer espaço plano pode ser usado para montar um altar. Muitos estabelecem seu altar até mesmo no chão, acreditando que isso os coloca em contato mais direto com as forças telúricas.


Óleos mágicos, incensos, pedras também são encontradas com freqüência sobre os altares wicca!
Vale muito falar que existem diversos tipos de altares, uns baseados na Wicca outros talvez não, simplesmente feitos com teus objetos pessoais que tu já considera por alguma razão especiais e mágicos! Nessa postagem foi direcionado à Wicca à pedidos, mas incentivo à todos, crie seu próprio altar sem regras e simplesmente teu, ah e se puderem e claro, quiserem criem seus próprios objetos, as varinhas, o grimório(livro das sombras) sem dúvidas será muito especial! continuando... ahahah


E os objetos?

Cálice (taça ou copo): representa o elemento água, que pode usado com água de chuva, mineral, ou dependendo do ritual , pode ser usado vinho. Posição-oeste.

Athame (punhal): representa o elemento fogo, baseado no princípio de que a lâmina foi forjada no fogo e absorveu, consequentemente, o poder deste elemento. É usado nos rituais como direcionador de energia. Posição-sul.

Bastão Mágico (varinha): represente o elemento ar, partindo do princípio de que o bastão agitado contra o ar, "corta-o" e produz um som característico. Pode ser um simples pedaço de madeira ou algo mais sofisticado e tem quase a mesma função do Athame, ou seja, direcionar energia. Posição-leste.

Pentáculo: é um disco feito normalmente de madeira ou metal e possui um desenho de um pentagrama. Representa o elemento terra, também usado para consagrar ervas e carregar magicamente um objeto ou instrumento que precise de um dose extra de energia. Posição-norte.

Caldeirão: o Caldeirão de ferro tradicionalmente com três pés representa mudança, transformação, fertilidade e é tido como detentor de todos os conhecimentos do Universo .Simboliza o ventre da Deusa e é comumente utilizado no centro do Altar .Outras finalidades para o Caldeirão é que ele pode ser usado cheio de água para se trabalhar com a vidência, ou para se preparar poções. Também pode ser usado só para se misturar ou queimar ervas e outros ingredientes.

Vassoura (besson): é utilizada em ritos de purificação e é parente do Bastão. A vassoura não deve tocar no chão durante a varredura. Deve-se varrer a área desejada acima do solo, no ar, enquanto se visualiza a limpeza energética do local. Colocada atrás da porta, significa proteção contra qualquer tipo de mal. Alguns Bruxos usam uma pequena no altar.

Sinos: utilizado para dar início ao ritual, mudar etapas, para marcar um momento de maior concentração e para se finalizar o ritual.

Pentagrama: representa os cinco elementos da Natureza, água, fogo, terra, AR e o espírito. Significa entre tantas outras coisas o contato do homem com a Natureza.

Livro das Sombras (grimório): funciona como um diário Mágico onde o Bruxo anota todos os seus feitiços e prováveis resultados, sonhos, rituais, anotações em geral e todo tipo de informação que ele julgue importante.


Bolline (foice): Tradicional faca de cabo branco usada para colher ervas e afins. Ele é um instrumento opcional visto que muitos Bruxos usam o Athame para essa função.

Fonte: Old Religion / Wicca na Web -  Fotos: Tumblr

5 comentários:

  1. Muito bom e bem informado o post :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, principalmente pelos detalhes... Não sou muito fã dessaa coisas, mas adoro ter conhecimentos sobre cousas distintas e isso tudo com certeza é muito interessante. Você tem o seu altar? Se sim, usa pra enfeite ou como uma crença verdadeira?

    Beijos.

    saraecoisadegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o blog e principalmente o post estava precisando muito pois nos outros sites e blogs então cheios de informações imprecisas e seu poste está de parabéns obrigada

    ResponderExcluir