terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Curiosidades sobre a Dança do Ventre



Olá pessoal tudo bem? Aproveitando essa noite linda de lua cheia, resolvi postar algumas curiosidades sobre a dança do ventre, essa arte milenar que encanta a todos com seus mistérios e toda sua magia! Separei algumas curiosidades bem bacanas para compartilhar com vocês... Espero que gostem...é sempre bom aprender um pouquinho mais né?! 

- A dança do ventre está associada a rituais de fertilidade e segundo estudiosos do assunto pode remontar a 7000 ou 5000 anos antes de Cristo.

- No antigo Egito, a dança do ventre era praticada para agradar às Deusas, para se tornarem mães, e na Índia estava associada a rituais tântricos.

- Os árabes sempre a usaram como forma de animar os Sultões e em festas de casamentos.

- A Dança do Ventre tem relação com os antigos rituais de fertilidade, costumes que ainda hoje são praticados por algumas comunidades árabes. Por exemplo no Egito de hoje, ainda é costume contratar uma dançarina do ventre para se apresentar nas cerimônias de casamento. Ela geralmente usa uma coreografia com o elemento fogo e véus, para representar clareza, verdade e leveza na nova união. Ela é vista como atração principal e é costume os noivos colocarem suas mãos no ventre da dançarina para trazer fertilidade para o casal.

- Nos períodos neolítico e paleolítico da pré-história, foram encontrados no interior de cavernas traços de uma dança feminina onde o movimento dos quadris era destacado. Nesta época as mulheres desempenhavam um papel muito importante nas tribos justamente por que a capacidade de gerar e dar a luz era considerado um ato mágico.

 - O ventre à mostra e os pés descalços de uma dançarina simbolizam a captação de energias transmitidas pela Mãe Terra, através das plantas dos pés.

-  No Egito, as dançarinas não devem deixar partes do corpo à mostra como fazem as da Turquia e Grécia. Nos dias de hoje no Egito quem faz sucesso são as dançarinas estrangeiras, pois o costume conservador ainda é muito grande e moças de família não dançam em público.

 - As moedas presas nos lenços de quadril representam as antigas dançarinas, que no passado, adquiriram o hábito de converter suas gorjetas em moedas de ouro. Recebiam as moedas e costuravam em suas vestes, daí vem o famoso lenço de moedinhas.

-  O som feito com a boca, uma famosa exaltação dos povos beduínos é o comemorativo “lí,lí,lí” que é conhecido por uma aclamação às dançarinas do deserto ou para expressar alegria em datas festivas.

- Por meio do filme antigo “As mil e uma noites” a dança do ventre pôde chegar à América do Norte, após a Segunda Guerra Mundial.

-  Odalisca significa "mulher de sala", ou seja, as mais belas que dançavam, recitavam poemas, tocavam instrumentos e controlavam as artes eróticas, tornando-se concubinas.

-  Existe o mito de que a dançarina deve ser presenteada com dinheiro em suas vestes, pela beleza de sua dança. E até os dias de hoje isso acontece frequentemente.

Dependendo do local que a dança do ventre se situe, ela é nomeada de diversas maneiras como: Raks el Sharq no Egito, Chiftitelli na Grécia, Rakkase na Turquia, Belly Dance na América do Norte, Danse du Ventre na França e dança do ventre no Brasil.

-Uma das interpretações para o significado da Dança dos Sete Véus está nessa antiga lenda babilônica. Durante sua forçada descida ao Inferno, Inanna Deusa do Amor e da Fertilidade, precisou passar pelos Sete Portais dos Sete Tempos. A cada sétimo portão a Deusa tinha que se desfazer de um dos seus "atributos" como riqueza, poder, beleza ou templos para que assim, ela chegasse lá embaixo nua e indefesa, como qualquer mortal quando passa para outra vida. A Dança dos Sete Véus simboliza os sete portões pelos quais Inanna teve que passar até sua chegada ao Inferno, desnudando seu corpo e sua alma.

Conta-se que no Antigo Egito, Cleópatra a Rainha do Nilo, depois de esgotar todas suas artimanhas de conquista, dançou a Dança do Ventre para seduzir Marco Antônio, sendo então a primeira a desvirtuar a dança de seu caráter estritamente religioso.

Fontes: Marrocos.com
Centraldançadoventre.com.br
Danicabrallencos.blogspot.com

Um comentário:

  1. I found a good site, the main thing is that here I am not cheating everything honestly honest good online casino I sit play, have fun

    ResponderExcluir