quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Você sabia?



O olho turco, também chamado de olho grego é muito utilizado em rituais da religião islâmica e em países como a Grécia, o Irã e a Armênia, acredita-se que esse objeto tem o poder de absorver energias negativas. Além disso, ele é usado como proteção contra inveja e olho gordo.

Conhecido também como nazar, ele é considerado ainda o olhar de Deus iluminando e protegendo as pessoas.

Constituído de vidro, o olho grego tradicional é da cor azul, já que a crença popular diz que o mau-olhado possui essa cor.


A referência mais antiga que temos do olho grego data de 3.300 a. C. Desenterraram em escavações arqueológicas na cidade de Tell Brak, na Mesopotâmia (atual Síria), um ídolo de formato abstrato talhado em alabastro. Sua característica mais evidente eram os olhos pronunciados.

Já o formato mais parecido com o atual foi encontrado em 1.500 a. C, em escavações no Egito. Nessa época, para reproduzir o olho grego, os egípcios usavam uma mistura de argila acetinada, rica em óxidos de cobre e cobalto. Ao ser aquecida por meio de processo de vitrificação, ela assumia a cor azul.

A fabricação a partir de contas de vidro começou com as tribos turcas, que provavelmente tiveram contato com esse amuleto e se encantaram com a cor, que associavam ao seu Deus do céu, Tengri.

Há uma lenda turca que conta que havia uma rocha no mar que nem a força de cem homens e de dinamites podia rachá-la ou removê-la. Havia também um homem nesta cidade que era famoso por ter um olho muito gordo.
Então, trouxeram o homem até a rocha. Ele a olhou e disse: “Meu Deus! Que rocha enorme!” Quando o homem terminou de proferir as palavras, houve um grande barulho e a rocha se partiu em dois pedaços.
A partir dai os turcos viram a importância de se usar amuletos contra o mau olhado. Porque se o olho gordo fazia um estrago daqueles numa rocha, imagina o que não fazia contra os seres humanos.

Crentes nessa lenda, as mães turcas possuem o hábito de colocar um amuleto de olho grego nas roupas das crianças para protegê-las contra quebrantos vindos através de elogios.

Esse amuleto serve para proteger as pessoas das energias negativas de um ambiente ou enviadas por outras pessoas.

Conforme a crença popular, os maus sentimentos gerados pelos seres humanos podem sair através dos olhos. Ao usar o olho grego, você evita que essa energia emitida por algumas pessoas chega a você e afete a sua vida negativamente.

Assim, é comum vermos o amuleto em diversos acessórios e lugares. Quando o amuleto aspira muitos fluídos ruins, ele se quebra. Segundo os antigos, isso é sinal de que o mau olhado enviado a você foi barrado.

Uma dica é usar esse amuleto junto do nosso corpo para proteger como num pingente de colar, chaveiro, brincos.... Outra forma de usar o olho grego como amuleto é pendurando-o na entrada da sua casa ou escritório, pois é onde as energias pedem passagem. O ideal é colocá-lo em um local onde todos que entram possam enxergá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário